PLANO
DE ATIVIDADE
Conteúdo Geral:
Esporte
Conteúdo Específico:
Natação - Ambientação
Faixa Etária: 9
a 10 anos
Duração da aula: 45
Minutos
Recursos Materiais: Letras
de E.V.A, baldes, bexigas e crachás.
Objetivo:
Propor a vivência da ambientação e adaptação ao meio liquido através do lúdico,
desenvolvendo a sociabilização entre os alunos.
Desenvolvimento da Aula
Primeiramente
os alunos realização alguns movimentos ainda sentados na borda da piscina,
estes deverão seguir os comandos do professor:
-
Movimentar os pés no sentido horário e anti-horário, sentindo a resistência da
água;
-
Movimentar as pernas, tendo como objetivo molhar os colegar;
-
Molhar o rosto com a água da piscina.
1° Momento: ‘’Serpente’’
Os alunos serão organizados em três colunas,
onde cada um deverá segurar no ombro do colega da frente formando uma ‘’
serpente’’. A serpente deverá se deslocar o mais rápido possível até chegar a
um caixa onde haverá varias letras a qual deverão montar palavras (mar, peixe e
golfinho). O primeiro aluno da coluna deverá pegar a primeira letra (sem
desfazer a serpente) , contornar o professor e voltar para começar formar a
palavra na borda da piscina, este aluno irá para o final da coluna e a serpente
continuará o trajeto até formar as palavras necessárias, lembrando que cada
aluno só poderá pegar uma letra por vez e se a serpente se desfazer, o aluno
que estiver na frente deverá esperar para todos seguirem o percurso juntos.
2° Momento: ‘’Bexigas na torre’’
Os
alunos serão divididos em duas equipes. O objetivo do jogo é trocar passes
entre o time e fazer com que chegue o maior número de bexigas cheias de água na
torre. Se um aluno estiver com a bexiga na mão ninguém do time adversário
poderá tocar nele e nem na bexiga, sendo somente permitido roubar a bexiga
entre os passes. No final da atividade serão estouradas as bexigas dentro dos
baldes e a equipe que tiver o maior volume de água vence a atividade.
Momento Final: ‘’ Siga seu crachá’’
Alunos
estarão espalhados na piscina e deverão seguir os comandos dado pelo professor.
Cada
aluno irá receber um crachá, onde o mesmo será utilizado até o final da
atividade. Em seguida o professor irá solicitar que:
1º
Alunos formem grupos de acordo com a cor do seu crachá: após a formação, a
proposta será a de representar algo
relacionado a respectiva cor. ( azul, vermelho, amarelo)
2º Em seguida os grupos irão separar-se, e o
professor irá pedir que os alunos se encontrem a partir do animal que esta em
seu crachá, feito isso, deverão cumprir
a tarefa de cantar uma música de
acordo com o animal no gênero musical pedido, exemplo: sapo/ caipira,
pato/rock, aranha/rap, devendo apresentar para os demais grupos.
3º
Após esse momento alunos irão separar-se novamente então formarão grupos de
acordo com os temas sugeridos: Branca de Neve E os Sete Anões, Chapeuzinho
Vermelho, 3 Porquinhos: em seguida deverão encenar as histórias de acordo com a
sua criatividade.
Olá! Gostaria de pedir a sua autorização para reproduzir este plano de aula em livro didático sobre os aspectos pedagógicos das atividades aquáticas. Poderia entrar em contato, por favor? E-mail: iconografia@editoraintersaberes.com.br. Obrigada, Regina.
ResponderExcluir